Exercícios Funcionais
Os movimentos utilizados no treinamento funcional são inspirados em gestos presentes em nosso cotidiano e realizados nas diversas modalidades esportivas. Basicamente, são os movimentos mais simples que, devido ao sedentarismo, vamos esquecendo de fazer corretamente e, por causa disso, nosso corpo entra em desequilíbrio e o tônus muscular diminui, dando margem ao aparecimento de várias patologias, tais como as desordens da coluna vertebral, quadril e pelve.
Indivíduos sedentários são mais sujeitos a sofrer por obesidade, diabetes, osteoporose, hipertensão arterial e dores crônicas.
No entanto, é difícil modificar hábitos sedentários quando o corpo está mal condicionado, com a musculatura dolorida e fraca, ou seja, sedentarismo atrai mais sedentarismo.
Por isso os exercícios funcionais são tão importantes. A reeducação do movimento cria novos caminhos para a aquisição de força e resistência, torna-se um hábito agradável e causa um processo regenerativo completo, tanto no corpo quanto na mente.
O Pilates é um método que utiliza diversos movimentos funcionais, realizados sem impacto, de forma cautelosa e segura.
Exemplos:
5.1 Exercícios realizados sobre bases instáveis
Músculos da Cintura Escapular
Músculos do Core
5.2. Exercícios que demandam recrutamento de vários grupos musculares ao mesmo tempo: