Benefícios
O Pilates, quando bem orientado, promove uma significativa melhora da qualidade física de quem pratica a atividade com disciplina. Os exercícios não geram impacto nas articulações, por isso, são indicados para todos, sem restrição de idade ou condicionamento físico. Os movimentos recrutam a musculatura do corpo todo, fortalecendo músculos enfraquecidos e, ao mesmo tempo, alongando aqueles que estão encurtados. Assim, diminui a incidência de desequilíbrios musculares que costumam provocar desvios posturais e, consequentemente, diminui a dor crônica gerada por essas patologias.
Como existem muitas variações possíveis de cada exercício, é possível adapta-los para atender desde pacientes em reabilitação até atletas em busca de melhora de performance.
Conforme o aluno vai adquirindo prática e melhorando sua capacidade física, o nível de dificuldade dos movimentos aumenta, treinando sua capacidade de concentração e aumentando sua consciência corporal. Desta forma, cada aula é uma experiência nova, motivante e compensadora.
Também pode ser praticado por crianças, garantindo o desenvolvimento de corpo e mente saudáveis e estimulando a aquisição de diversas habilidades que exigem força e coordenação motora.
Pessoas de qualquer idade podem praticar Pilates, desde que bem orientadas, por profissional capacitado.